Acerca do autor

ACERCA DO AUTOR

Dieter Duhm nasceu em 1942 em Berlim, Alemanha. Doutorado em sociologia, historiador de arte, piscanalista e escritor, ele é o iniciador do “Plano dos Biótopos de Cura” - um plano para a paz mundial.


Duhm começou a sua militância em 1967, engajando-se na esquerda marxista e tornando-se uma das figuras proeminentes dos movimentos estudantis. Conectando os pensamentos da revolução política com ideias relativas à libertação do indivíduo, ele tornou-se conhecido pelo seu livro “Angst im Kapitalismus” [Medo no Capitalismo] (1972). A partir de 1975, o autor começa a distanciar-se do dogmatismo de esquerda e a direccionar-se para alternativas mais humanistas. 

 

Em 1978, estabeleceu o projeto “Bauhütte” e liderou uma experimentação social de três anos, com 40 participantes, na Floresta Negra alemã. O mote desta experimentação era “fundar uma comunidade para os nossos tempos”, abraçando a questão da origem, significado e objetivo da existência humana no planeta. Os esboços para uma nova possibilidade de existência surgiram com os conceitos de “amor livre”, “ecologia espiritual” e “tecnologia ressonante”.

 

Em 1995, fundou o centro de pesquisa Tamera, em Portugual, em conjunto com a teóloga Sabine Lichtenfels e outros. Hoje em dia, Tamera tem aproximadamente 160 colaboradores.

Dieter Duhm tem dedicado a sua vida à criação de um fórum efetivo para a iniciativa da paz global, que possa fazer frente às forças destrutivas da globalização capitalista.

Para mais informações: www.dieter-duhm.com